Saúdo a todos familiares OMI
Saúdo a todos familiares OMI com a santa paz de nosso amado e tão esperado mestre Jesus de Nazaré. Sinto uma grande alegria espiritual em meu coração, a qual eu quero anunciar e aqui já partilho com vocês que fazem parte desta bonita família Oblata. Alegria de poder viver este precioso tempo de preparação para o Natal, mas a maior alegria é saber que somos acompanhados neste caminho pelo nosso pai fundador Santo Eugênio de Mazenod, o qual é para nós o Homem do Advento.

Tendo celebrado aniversário de sua canonização, ou reconhecimento de sua santidade pela Igreja Universal (Católica) a partir de sua caminhada humana cristã no dia Três de dezembro e enriquecidos pelo exemplo de vida de são Francisco Xavier, este mês para nós Oblatos de Maria Imaculada é um tempo muito especial. Podemos exultar de alegria no Senhor, porque Ele nos deu a Graça de nosso Pai fundador poder nos acompanhar em nossa caminhada preparatória e nos ajudar a perceber e avaliar o que fizemos de bom e agradável a Deus como missionários. Também, vivemos neste itinerário como família OMI: acontecimentos importantes, como a grande festa da Imaculada, que é para nós um passaporte para o céu, ministérios de acólitos e leitores ou ordens menores como se dizia antes, dos nossos audaciosos irmãos Fernando, David, e Christian, como homens apaixonados pelo Evangelho e o carisma Oblato que respondem a cada dia o chamado que Deus os faz para serem cooperadores de Jesus Salvador.
Assim também o nosso irmão José Diemeson, e eu, Ir. Manoel Valadão juntamente com o Ir.Fernando, renovamos com muita alegria os nossos votos de castidade, pobreza, obediência e perseverança no santo instituto e sociedade dos missionários oblatos da santíssima e Imaculada virgem Maria por um ano. Claro que logo após a nossa renovação todos Oblatos também renovaram seus compromissos religiosos diante de Deus e da comunidade reunida com a presença de alguns leigos.
Tudo isso, para nós da Casa de Teologia, foi preparado pelo pequeno retiro conduzido pelo Espírito Santo no qual, com o auxílio do nosso provincial, aprofundávamos com audácia o verdadeiro sentido dos votos e, assim, nos encorajava para renovarmos com mais convicção e ardor missionário. Ainda no retiro, destaco a presença fraterna do diácono Patrick, e sua bonita celebração com palavras inspiradoras as quais com certeza nos tocaram profundamente. A presença da Casa da Filosofia nos alegrou bastante, pois os nossos pré-noviços também celebravam em ação de graças pela conclusão do curso de filosofia e suas monografias praticamente concluídas. Tivemos ainda a feliz graça de celebrarmos os dez anos de votos perpétuos do padre Ednaldo OMI.
A presença de dois dos nossos vocacionados nos diz que Santo Eugênio continua inspirando rapazes que desejam ser missionários, conduzidos por Jesus e o nosso carisma. Rezemos por eles, Eduardo e o João Vitor. Também sou grato aos meus familiares e amigos que se fizeram presentes neste importante acontecimento da vida oblata. Portanto tudo é graça de Deus em nossas vidas e tudo nos prepara para celebramos, antes do santo Natal, a beatificação dos 22 mártires omi juntamente com um leigo no próximo 17 na catedral de Madrid, na Espanha. Que Deus nos abençoe sempre e nos faça cada fez mais felizes como homens apaixonado por Cristo e seu Evangelho.
Ir.Manoel,OMI.



