Folhetos De Despedida
Tarefa impossível pretender recordar neste importante momento, as dezenas de residentes ou não, Missionários Oblatos de Maria Imaculada, que ao longo dos últimos sessenta anos construíram a história Evangelizadora desta imensa área geográfica, em seus primórdios abarcando desde o Aeroporto até Serra do Mar. Igualmente, seria tentar nomear o importante trabalho efetivado por mais de uma centena de religiosas dedicadas às infinitas ações pastorais em favor de pessoas, que entre nós, certa e felizmente chegam a milhares, quando somadas aos indispensáveis e fiéis agentes, homens ou mulheres motivados pelo Amor a Jesus e à sua causa: o Reino de Justiça, Fraternidade e Paz. No final da década de quarenta, seria inimaginável pensar nas vitórias acumuladas, graças aos generosos rabalhos, realizados em equipes, liderados pelos compromissos dos OMI em seus anseios de Evangelizar.
Quantas obras materiais se perpetuam nos templos ou centros comunitários construídos. Tantas vidas reconciliadas, no aprofundamento da fé, plenas de novos compromissos; no reencontro da alegria de ser irmão, edificando um possível mundo melhor e, sobretudo no reconhecimento do pessoal e misericordioso Amor de Deus.
O necessário e constante dinamismo que nos trouxe aqui, em incansáveis mudanças, de comunidades ou paróquias, respondendo apelos da realidade e da Igreja local, é o mesmo que nos envia a novas propostas de missão. Nestes meses os Oblatos partiram edificados de três antigas obras: uma em Belém- PA, outra em Salvador-BA, e a terceira essa, que encerra o grande e valioso ciclo da presença Oblata nesta querida Diocese de Santo Amaro.
Muito além de representar palavras de despedida, esta mensagem deseja expressar profunda gratidão ao Povo de Deus, que acompanhou nossa história em suas múltiplas faces, jamais esquecida, e aos Bispos, com os quais tivemos a oportunidade de realizar tantas obras, desde o Eminentíssimo Cardeal Motta, até o amigo Excelentíssimo D. Fernando Antônio Figueiredo, OFM,que acolheu compreensivo haver chegado o momento de partir.
Finalmente, uma especial palavra de Gratidão dirigimos a Deus, de quem toda a Graça infinita e necessária recebemos para a missão Oblata aqui desenvolvida, procurando “fazer o melhor de tudo que nos foi dado”, segundo as palavras de nosso fundador, a fim de que agora, com tranquila segurança, “avancemos às águas mais profundas” ( Luc 5.4 ), em novas missões recém abertas em Porto Trombetas- AM; Barreiras – BA, ou a que assumimos na fraternidade, em Goiânia-GO.
O último pedido é que rezem por nós, gratos pelos OMI que passaram e esperançosos nos que haverão responder ao chamado amoroso do Pai, tornando-se também Missionários, ou Missionárias, para o pleno futuro da Igreja no Brasil, renovada pelo Espírito Santo, para o infindável trabalho evangelizador. Sejam bem vindos os futuros animadores das comunidades que entregamos. Que sejam felizes entre este povo que para sempre carregaremos na memória e no afeto do coração missionário, que agora nos impele a partir.
São Paulo, Fevereiro de 2012.
Pe. Pedro Rubens Cabral, OMI
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


